Páginas

Sangria e Marcas de Corte

4

sangria+marcas+de+corte+o+que+e
Chegou a hora de desmistificar para todos o que é essa tal de "Sangria" e para que servem as chamadas "Marcas de Corte".
Trabalho numa gráfica e convivo todos os dias com clientes que mandam seus arquivos para impressão de forma incorreta. Arquivos sem sangria, fora do tamanho em que será impresso, imagens sem resolução para impressão, outras com resoluções altíssimas deixando assim os arquivos imensos e que demoram muito para abrir, enfim...

Esse vai ser o primeiro de uma série de artigos sobre Fechamento de arquivos para impressão. Fique ligado para não perder as novidades!

Chegou a hora de desmistificar para todos o que é essa tal de "Sangria" e para que servem as chamadas "Marcas de Corte". Leia com atenção essas explicações e descomplique o seu trabalho na hora de enviar arquivos para gráficas.

Vamos começar com os termos técnicos...

Antes de tudo, você precisa entender que numa gráfica os arquivos não são impressos naquelas resmas que você compra em papelarias ou em lojas de material escolar e nem em impressoras de mesa. Gráficas trabalham com grandes impressoras que imprimem em papéis bem maiores (os tamanhos mais comuns de papéis são: 640x880mm e 660x960mm) e de diferentes tipos. Essas folhas são recortadas depois de impressas no tamanho do arquivo que você deseja.


Sangria

Sangria (ou Bleed, em inglês) é o termo usado no design gráfico para descrever o excesso de área impressa que ultrapassa o limite da área de corte, utilizada para que a arte seja impressa sem margens.

Por exemplo:
Quero um cartaz no tamanho A4 (210x297mm), só que eu quero que ele não tenha bordas brancas, quero que ele seja preenchido até as bordas com arte que eu vou criar. Para isso, eu preciso criar o meu cartaz num tamanho maior que o papel.
O tamanho da sangria varia de acordo com os equipamentos da gráfica que vai imprimir. Um bom valor, quando não se sabe a sangria ideal para a gráfica, é trabalhar com 5mm de Sangria, ou seja, vou trabalhar a arte do meu cartaz no tamanho 220x307mm o que seria o tamanho A4 + 5mm para todos os lados.

Veja a imagem abaixo:

sangria


Marcas de Corte

Marcas de Corte (ou Crop Marks, em inglês), como o próprio nome induz, elas servem para indicar onde deve ser feito o corte na folha grande depois de impressa.

Veja a imagem abaixo:

marcas+de+corte

Essa linha pontilhada que eu coloquei é só para que você saiba que esse é o limite do papel.

Espero ter ajudado. Quaisquer dúvidas, podem comentar!

4 Comentários:

designeto disse...

Massa Ivanildo Show! Uma duvida, e no caso de revistas e livretos a sangria almenta?

Ivanildo Dias disse...

Designeto...

Como eu disse na postagem, a quantidade de Sangria varia de acordo com os equipamentos da gráfica que vai imprimir. Eu aconselho usar 5mm de Sangria como padrão para qualquer tipo de material.
Normalmente as gráficas só precisam de 2mm, mas livretos e revistas que precisam de dobras ou algum material que exija corte especial, como envelopes por exemplo, o ideal seriam 5mm mesmo.

Boa sorte no seu trabalho!

designeto disse...

hOquei! Abraços!

Mikael Franklin disse...

Legal a explicação!

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Gostou da postagem?
Não gostou?

Contribua com a melhora do blog.

Procure preencher o seu nome para que todos possam reconhecer o seu comentário. Evite postagens anônimas!